Imagem de uma mulher com uma mão na barriga e a outra segurando vitaminas para gestantes.

Quais são as principais vitaminas para gestantes?

As vitaminas para gestantes fazem parte daquele olhar especial na saúde da mãe e do bebê. Ainda antes da concepção, quando a mulher decide engravidar, alguns cuidados são fundamentais para garantir que ela e o feto disponham de todos os nutrientes necessários para uma gestação saudável, assim como para o nascimento e a infância do pequeno.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura e entenda a importância das vitaminas na gravidez, quais são os nutrientes essenciais nessa fase, porque manter uma boa alimentação faz a diferença e quando é importante suplementar.

Por que as vitaminas são importantes na gestação?

As vitaminas e minerais desempenham papéis fundamentais para o bom funcionamento do organismo durante toda a vida. No entanto, na gravidez, pode-se dizer que esses benefícios são duplamente aproveitados.

Isso porque durante as 40 semanas de gestação (em média), a mãe entrega para o bebê tudo o que ele precisa para se formar e se desenvolver. Ao mesmo tempo, o seu próprio corpo também precisa dos micronutrientes para desempenhar funções vitais e prevenir o surgimento de doenças, como anemia e perda óssea.

Logo, a demanda por nutrientes aumenta muito e é fundamental que as futuras mamães tenham todo aporte necessário para garantir o nascimento de um bebê saudável, assim como para o seu próprio bem-estar durante e após a gestação.

Uma gravidez bem nutrida:

  • melhora a fertilidade;
  • previne doenças na mãe e no bebê, como anemia, pré-eclâmpsia, malformações (como defeitos no tubo neural e no esqueleto), crescimento fetal restrito, baixo peso, depressão pós-parto, entre outras;
  • traz mais saúde e benefícios para o pequeno;
  • melhora a função cognitiva e previne doenças futuras na criança.

No entanto, para a suplementação na gravidez o ideal é buscar um profissional habilitado ainda antes de engravidar para identificar como estão seus níveis de vitaminas e minerais, verificar as doses necessárias e a forma de administração.

Quais são as vitaminas para gestantes?

Confira a seguir as principais vitaminas para gestantes e como cada uma delas contribui para o desenvolvimento dos pequenos e a saúde das mamães.

Ácido fólico

O ácido fólico, ou vitamina B9, desempenha um papel importante para o feto e a mãe. De modo geral, sua suplementação é recomendada ainda antes da gestação (3 meses antes), quando a mulher decide engravidar.

No pequeno, o nutriente atua na formação do tubo neural, prevenindo lesões e doenças congênitas. Está relacionado ainda à rápida proliferação celular, à regulação da expressão genética, ao metabolismo de aminoácidos e à produção de neurotransmissores pelo feto.

Já em relação às mamães, o nutriente pode auxiliar a prevenir ou minimizar a depressão pós-parto.

Colina

Também conhecida como vitamina B8, a colina é essencial na produção da lipoproteína fosfatidilcolina (componente de todas as membranas celulares). Ela desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cerebral da criança, especialmente nas regiões responsáveis pela regulação da memória e atenção, antes e após o nascimento.

Ainda, estudos relacionam a colina à maneira como a criança responde ao estresse, ao melhor funcionamento cognitivo dos pequenos e à redução no risco de desenvolver esquizofrenia.

Vitamina B6

Mais uma vitamina do complexo B, a vitamina B6 ou piridoxina atua na formação do sistema nervoso e dos glóbulos vermelhos (células do sangue), como esteróide hormonal (relacionada ao colesterol) e na síntese de ácido nucleico. Também pode ser indicada para o tratamento de enjoos durante a gestação.

Vitamina B12

A vitamina B12 atua de forma conjunta com o ácido fólico. Além de auxiliar na absorção da vitamina B9, a B12 desempenha papel importante no funcionamento do sistema nervoso e na produção dos glóbulos vermelhos do bebê.

Ainda, exerce função na síntese de DNA, no crescimento saudável do feto e na produção de hormônios e neurotransmissores da mãe e do pequeno. 

Vale destacar também que, muitas vezes, a falta de vitamina B12 não é diagnosticada de forma adequada. Os principais motivos são a falta de exames de rotina e a extremidade inferior da faixa de referência de laboratório ser muito baixa, atestando como “normais” níveis da vitamina que já podem ser considerados deficientes para a prevenção de algumas doenças.

Vitamina A

A vitamina A é fundamental para a saúde da mãe e do pequeno. Contribui para o bom desenvolvimento das células, do coração, dos olhos e dos ouvidos, dos pulmões, da imunidade e dos sistemas nervoso, circulatório e digestivo do bebê.

Para as mamães, a vitamina ajuda a aumentar a imunidade e a resistência a infecções, prevenir complicações pós-parto e reduzir o risco de mortalidade.

Vitamina E

A vitamina E atua como um poderoso antioxidante que ajuda a defender as células durante a gravidez. Níveis elevados dessa vitamina durante o nascimento também foram associados com a melhor função cognitiva em crianças de 2 anos de idade.

Vitamina D

Quando em nível adequado no organismo durante a gestação, a vitamina D contribui para redução dos riscos de diabetes gestacional, nascimento prematuro, pré-eclâmpsia, raquitismo, autismo e outras desordens psiquiátricas.

Além disso, é fundamental para a absorção de cálcio, auxiliando no desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê.

Outras vitaminas

Ainda entre as principais vitaminas para gestantes estão a:

  • vitamina C: auxilia na absorção de ferro, nutriente essencial durante a gravidez;
  • vitamina H: importante para a rápida divisão celular do feto;
  • vitamina K: ajuda na coagulação do sangue.

Quais outros nutrientes são importantes para a gestação?

Assim como as vitaminas, outros nutrientes desempenham papéis relevantes na saúde da mãe e do bebê durante a gestação. Entre eles estão o ômega-3 e alguns minerais como ferro, cálcio, zinco, magnésio, iodo e outros. Entenda o porquê.

Ômega-3

Transferido em altas taxas da mãe para o bebê, o DHA (ácido graxo docosahexaenoico), um dos componentes do ômega-3, é um nutriente essencial para a saúde cerebral e ocular, imunidade e desenvolvimento do sistema nervoso.

O DHA é um componente da membrana celular do cérebro e de cada nervo, permitindo uma troca rápida e eficaz de mensagens entre as células nervosas. Por isso, seus benefícios estão associados ao aprendizado, memória, melhor processamento mental, desenvolvimento psicomotor, efeitos positivos na visão e no desenvolvimento de modo geral.

Também contribui para a saúde gestacional da mãe, maior adaptação ao estresse e prevenção da depressão durante e após a gravidez e menor risco de parto prematuro.

Minerais

  • Ferro: talvez o mais importante deles, pois sua deficiência é a principal causa de anemia durante a gravidez. Apoia o crescimento e desenvolvimento do feto e da placenta, auxilia no transporte de oxigênio para as células e na manutenção do sistema imunológico;
  • Cálcio: previne a perda óssea da mãe e auxilia na formação dos ossos e dentes do pequeno;
  • Magnésio: auxilia no tratamento e prevenção da pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, paralisia cerebral em decorrência de parto prematuro, entre outros.
  • Cromo: ajuda na prevenção do diabetes gestacional;
  • Iodo: atua na biossíntese dos hormônios T3 e T4, importantes para o crescimento e desenvolvimento dos órgãos, principalmente do cérebro, evitando malformações e preservando a capacidade de aprendizado;
  • Selênio: previne contra disfunções no sistema nervoso do bebê, nascimento prematuro, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, aborto espontâneo, entre outros.
  • Zinco: atua no desenvolvimento cognitivo e neurológico do bebê e no sistema imune. Nas mamães, pode auxiliar nos casos de depressão pós-parto;
  • Molibdênio: auxilia no tratamento contra a anemia.

Como repor vitaminas e minerais de forma natural?

Embora a suplementação de vitaminas, minerais e ômega-3 seja uma alternativa para as gestantes, nenhum suplemento substitui uma alimentação balanceada. Ainda antes de engravidar, é importante que as futuras mamães tenham uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, laticínios, carnes magras, oleaginosas e boas fontes de gordura. 

O ácido fólico, por exemplo, está presente no fígado de galinha ou de boi, no feijão, na lentilha e no quiabo; o cálcio, no leite e seus derivados, no espinafre e no brócolis; o ferro, na carne vermelha, na gema de ovos e nos vegetais de cor escura; e assim por diante.

Também é interessante buscar a orientação de um nutricionista para realizar as melhores combinações, potencializando assim a absorção de nutrientes em cada refeição. 

Vale destacar ainda que, embora todas as vitaminas para gestantes possam ser encontradas nos alimentos, ingerir a quantidade ideal de micronutrientes e sem agrotóxicos é um desafio na alimentação atual, tornando necessária a suplementação.

Quando é importante suplementar?

Entre os motivos que tornam a suplementação necessária estão:

  • a falta de acesso a uma alimentação de qualidade: para se ter uma ideia são necessárias  de 5 a 7 porções de frutas/verduras por dia para atingir a quantidade de micronutrientes necessárias;
  • empobrecimento do solo: o que leva a redução de micronutrientes nos alimentos;
  • uso exagerado de agrotóxicos: as vitaminas e minerais auxiliam o corpo no processo de detoxificação e nem sempre é possível ingerir alimentos orgânicos de qualidade;
  • maior estresse oxidativo na vida moderna e tendência à inflamação crônica.

Com uma rotina cada vez mais corrida, escolher bons alimentos e preparar refeições nutritivas é uma tarefa difícil para muitas pessoas. Nesse contexto, os alimentos industrializados se tornam alternativas vistas como práticas, mas que impactam negativamente no perfil nutricional das refeições. Vale lembrar que estas opções costumam conter na sua composição excesso de gorduras, calorias vazias e alto teor de sódio.

Além disso, algumas mamães possuem restrições alimentares (intolerâncias ou alergias) ou sentem muito enjoo, comprometendo uma alimentação balanceada. 

Em todos esses casos, a suplementação é indicada com o objetivo de otimizar a saúde da mãe e do bebê para que tenham uma gestação e um parto saudável, evitando doenças e possíveis complicações. Devido ao estilo de vida atual e no conceito de medicina integrativa, a suplementação é orientada para todas as gestantes, se possível até 6 meses antes de engravidar, sendo algumas vitaminas de uso obrigatório (ácido fólico e ferro).

Vale destacar novamente, que somente o médico ou nutricionista que acompanha a gestante pode prescrever ou orientar quanto ao uso de suplementos alimentares durante a gravidez. Assim como a falta, o excesso de vitaminas também pode comprometer a saúde da mulher e, principalmente, do feto. 

Polivitamínico do Futuro

O Polivitamínico do Futuro é um suplemento pré-natal que contém todos os minerais e vitaminas recomendados para gestantes. Entre os nutrientes estão: as vitaminas A, C, D, E, H e K, além do complexo B, colina e ácido fólico; e os minerais cálcio, cromo, magnésio, selênio, molibdênio, zinco, ferro e iodo.

Ele foi desenvolvido especialmente para o Be Generous, projeto social que tem como objetivo doar suplementos para gestantes com maior carência nutricional. Em conjunto com o polivitamínico, o Essentia Group também distribui um ômega-3 com alto grau de pureza, chamado Ômega-3 Genial. 

Juntos, os suplementos desempenham papel fundamental no crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo dos pequenos, além do fortalecimento do sistema imunológico, reduzindo o risco de doenças ao longo de suas vidas. Também é uma forma de cuidar das mamães, contribuindo para uma gestação e pós-parto mais saudáveis. 

Para saber mais sobre o projeto Be Generous, siga nosso perfil no Instagram.