Consuma alimentos saudáveis
Você sabia que a composição do leite humano varia ao longo do tempo devido à saúde, a dieta e o estado nutricional da mãe? Além disso, na amamentação ocorre uma maior exigência de alguns nutrientes para atender à produção de leite e às necessidades do bebê.
Por isso, melhorar a alimentação ainda na gestação e manter uma dieta equilibrada no pós-parto é essencial para a produção adequada de leite, além de contribuir para a saúde da mãe e do bebê.
Procure dar prioridade a alimentos in natura, ricos em vitaminas e minerais, como ferro, ácido fólico, zinco, vitamina C, vitaminas do complexo B e cálcio. Esses nutrientes são parte fundamental do leite materno e são essenciais para o crescimento saudável do bebê.
Dieta da mãe interfere no poder antioxidante do leite
Um estudo analisou 350 mulheres que estavam amamentando, com idades entre 20 e 35 anos. Elas responderam a um questionário sobre seus hábitos alimentares, que incluía 65 tipos diferentes de alimentos. Para avaliar a qualidade antioxidante do leite materno, foram realizados vários testes. Além disso, mediram-se os níveis de proteínas, cálcio e triglicerídeos no leite usando kits específicos.
Foram identificados dois tipos principais de dieta: saudável, caracterizado pelo alto consumo de grãos, legumes, fibras, vegetais, ovo e carne; e não saudável, com alta ingestão de bebidas gaseificadas, lanches e açúcar. As mães que seguiram uma dieta saudável tinham maiores níveis de antioxidantes (DPPH e tiol) no leite, enquanto as que seguiram uma dieta não saudável tinham menores níveis.
Esses resultados indicam que padrões alimentares de mulheres que amamentam podem afetar a composição do leite materno e fornecer uma base para uma melhor saúde infantil.
O que é a qualidade antioxidante do leite materno
A qualidade antioxidante do leite materno refere-se à sua capacidade de neutralizar radicais livres e proteger as células do bebê contra danos oxidativos, contribuindo para um desenvolvimento saudável. Isso ocorre devido à presença de antioxidantes como vitaminas, minerais e outros compostos bioativos do leite.