Semanas da gestação: as etapas de criação de uma nova vida

A gestação é um processo mágico, em que a mãe vê brotar dentro de si uma nova vida. Mês a mês ela experimenta mudanças no ser e no sentir. Mudanças no seu corpo refletem toda uma “maratona” de etapas que o futuro bebê cumpre, desde a fecundação até o momento de vir ao mundo. Descubra neste texto mais detalhes sobre o que acontece com a mãe e o futuro bebê durante as 40 semanas da gestação. 

Fases da gestação: fecundação

A cada ejaculação, cerca de 300 milhões de espermatozoides são liberados com a missão de fecundar um único óvulo. Muitos não chegam ao seu destino, morrem ainda na vagina em decorrência da acidez excessiva ou são atacados por engano pelo sistema imunológico feminino. Tantos outros seguem seu caminho em direção às trompas de falópio, onde um único óvulo lhes aguarda emitindo prostaglandina, que funciona como uma espécie de sinalizador. 

Após um único espermatozoide penetrar a membrana de glicoproteína, o óvulo se impermeabiliza, impedindo a entrada de outros. Lá dentro, o material genético masculino é envolvido por uma membrana, criando o pronúcleo masculino, que se reorganiza em 23 cromossomos. Despertado pela entrada do espermatozoide, o material genético feminino completa sua divisão meiótica, resultando no pronúcleo feminino que também contém 23 cromossomos. 

Fios parecidos com uma de teia de aranha, chamados microtúbulos, puxam os pronúcleos um em direção ao outro. Os dois conjuntos de cromossomos se unem, completando o processo de fertilização. Neste momento, surge um genoma único, determinando instantaneamente o sexo, a cor do cabelo, cor dos olhos e centenas de outras características. Esta nova célula única, o zigoto, é o começo de um novo ser humano. 

Fases da gestação: da 1ª à 4ª semana

A mãe percebe sintomas sutis no primeiro mês. Afinal, os sintomas desta fase são semelhantes aos do ciclo menstrual. A oscilação hormonal pode levar a variações no humor, e é possível que haja pequenos sangramentos. 

Mesmo com a futura mãe sem ter certeza de que está grávida, já há bastante atividade envolvendo o futuro bebê. O zigoto se divide diversas vezes em novas células, formando uma espécie de bolinha (blastocisto), que se implanta na parede do útero. Essa bolinha dá origem ao embrião, formando um ninho. A partir daí, a placenta e o cordão umbilical já levam oxigênio ao futuro bebê. 

Fases da gestação: da 5ª à 8ª semana

O futuro bebê vive um momento especial: as células do embrião dividem-se sem parar, os órgãos começam a se formar e seu coraçãozinho começa a bater. O tubo neural se fecha e os olhos, orelhas e narinas começam a se formar. Mais para o fim do mês o nariz desponta, os cotovelos se dobram, ele deixa de ser um embrião e passa a ser um feto. 

Para a mãe, os enjoos ainda podem ser frequentes, além da vontade constante de fazer xixi que a acompanhará no resto da gravidez. Pode haver também um ligeiro aumento nos seios, além de alguma oscilação emocional. 

Fases da gestação: da 9ª à 12ª semana

É bem provável que os enjoos continuem nessa fase: lembre-se de não ficar longos períodos sem se alimentar, pois isso ajuda a diminuir a náusea. Essa também costuma ser uma fase em que começam a chegar os palpites de qual será o sexo do bebê, e se os papais quiserem saber, muito em breve será possível descobrir isso nos primeiros ultrassons.

Ainda que incompletas, todas as partes do corpo do feto estão presentes neste período. O feto começa a ter reflexo a estímulos e já pode, em alguns casos, dar pequenos chutes. Os dedos começam a se separar, e o intestino começa a entrar na cavidade abdominal. 

Fases da gestação: da 13ª à 16ª semana

Para a mãe, o quarto mês significa uma grande conquista. O bebê está se formando bem, os enjoos diminuem, e o apetite aumenta. Com isso, deve aparecer também uma boa sensação de energia. A barriguinha também começa a crescer.

Já o feto vive um período de pequenos grandes avanços. Os dedos ganham a impressão digital, os cabelos começam a aparecer, e o corpo e as pernas crescem mais que a cabeça, começando a equilibrar os tamanhos. Podem surgir pequenos soluços, que funcionam como uma espécie de “treinamento” para a respiração. Além disso, os sistemas circulatório e urinário começam a funcionar. 

Fases da gestação: da 17ª à 20ª semana

Estamos na metade do período gestacional, e algumas mães já começam a sentir os movimentos do bebê. O útero se aproxima do umbigo e passa a crescer cerca de 1 centímetro por semana. Nesta fase a ingestão de ferro é importante para o bebê produzir glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio para o corpo. 

O feto chega a 15 centímetros e começa a endurecer cartilagens para a formação do esqueleto. Seus órgãos reprodutivos se desenvolvem, assim como seus sentidos: olfato, paladar, audição visão e tato. Ele já é capaz de ouvir a batida do seu coração e os sons produzidos pelo seu sistema digestivo e, em breve, vai identificar a sua voz.

Fases da gestação: da 21ª à 24ª semana

Nesta fase os enjoos tendem a diminuir, e é um momento de muitas descobertas e alegria para a mamãe. Isso porque o bebê começa a se mexer com mais frequência, e aumenta ainda mais a conexão entre os dois.

O feto quase duplica de tamanho em relação ao mês anterior, chegando aos 29 centímetros. Pâncreas, lábios e olhos se desenvolvem, e o feto já teria chances de sobrevivência em caso de um parto prematuro em um hospital bem estruturado. 

Fases da gestação: da 25ª à 28ª semana

A barriga da mamãe segue crescendo, acompanhando o desenvolvimento do bebê, o que exige da mãe novas técnicas para dormir bem. Enquanto isso, o feto começa a abrir os olhos, dormindo e acordando em intervalos regulares. A partir de agora até a hora do nascimento, o peso do seu filho triplicará: ele vai acumular gordura para poder se ajustar à temperatura mais fria que o lugar tão quentinho em que está neste momento.

Fases da gestação: da 29ª à 32ª semana

Neste período, o total de sangue circulando é de 40% a 50% maior que o normal no corpo da mãe. A barriga já está bem grande e deixa as mamães orgulhosas. É preciso prestar mais atenção no equilíbrio ao se movimentar, desacelerando o ritmo para evitar dores no corpo e aproveitar cada minuto.

O bebê aumenta sua demanda por nutrientes, chegando a pesar 1,5kg. Mas seu desenvolvimento não se dá apenas no tamanho. Ele já diferencia claro e escuro, consegue acompanhar uma luz com os olhos e é capaz até de virar a cabeça para os lados

Fases da gestação: da 33ª à 36ª semana

Já na reta final da gravidez, o desconforto acumulado se soma a alguns sintomas novos que podem gerar algum cansaço na mamãe. O bebê está ocupando quase todo o espaço da sua barriga, mas isso não quer dizer que ele fique menos ativo: os movimentos são apenas diferentes.  O bebê tem quase todos seus órgãos formados, mas seus pulmões e o sistema nervoso do bebê continuam amadurecendo.

Fases da gestação: da 37ª à 40ª semana

Ufa! Estamos chegando à tão esperada hora. As mamães se dividem entre a ansiedade para conhecer o bebê e organizar as últimas coisas, sabendo que esse momento vai deixar saudades. Há um maior inchaço nas pernas e nos pés, pedindo mais repouso. 

Praticamente pronto para vir ao mundo, o bebê consegue articular as mãos para pegar coisas, como o cordão umbilical. Pulmões e cérebro já funcionam perfeitamente. O parto pode ocorrer a qualquer momento. 

A importância da nutrição adequada

Como vimos, a alimentação é uma das adaptações pela qual a mãe passa durante a gestação. Mais do que apenas gerar energia para o crescimento do feto, os nutrientes corretos têm funções específicas e muito importantes na definição de sua saúde ao longo da vida. 

Evidências científicas mostram que o impacto da nutrição nessa fase é muito grande. Junto com uma boa alimentação, a suplementação com polivitamínico e ômega 3 pode beneficiar o desempenho cognitivo, a capacidade física e até o comportamento social da futura criança.

A partir desta premissa nasceu o Be Generous, um projeto social idealizado para servir ao desenvolvimento humano. A cada compra de produtos Essential Nutrition e Essentia Pharma, são doados ômega 3 e polivitamínico para gestantes com maior carência nutricional. Conheça o Be Generous.