Imagem de uma gestante sentada na grama. Ela veste uma calça jeans e uma blusa de linho azul bebê, mostrando a barriga. Ela está olhando em direção à barriga. A mão esquerda está apoiada no chão e a mão direita segura a barriga.

Diário da gestante: tudo é mais fácil quando se tem hábitos saudáveis

A gestação é uma fase que exige muitos cuidados, não apenas com o corpo, mas também com a mente. Afinal, mais do que estar atenta às suas mudanças físicas, a futura mamãe passa boa parte do tempo pensando em como está o seu bebê e o que fazer para mantê-lo seguro e saudável. Pelo menos comigo, está sendo exatamente assim.

Se você leu o meu primeiro relato, já sabe quem eu sou. Se não leu ainda, deixe-me apresentar. Meu nome é Ana Paula, tenho 37 anos, sou casada com o Thalles e estamos à espera do Pedro, nosso primeiro filho. Sou uma mamãe Be Generous e estou compartilhando, por meio do Diário da Gestante, alguns dos momentos mais marcantes da minha gestação como mãe de primeira viagem. 

Neste relato vou falar um pouco sobre como engravidei, os sintomas do 1º trimestre e como meu estilo de vida está contribuindo para uma gravidez mais leve e tranquila. Vem comigo!

De repente grávida

Mais ou menos em julho de 2022, comecei a me preparar física e emocionalmente para uma gestação. Eu e o meu marido já havíamos planejado que a partir de janeiro de 2023, começaríamos as tentativas para engravidar.

O primeiro passo foi procurar uma médica ginecologista/obstetra, que recomendou o uso de ácido fólico, uma vitamina indicada para todas as mulheres que desejam engravidar. Na época, ela não indicou mais nada além disso, pois eu já suplementava com polivitamínico e ômega-3, além de ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente, assim como o meu marido.

Como eu não usava pílula anticoncepcional há anos, continuamos nos cuidando por meio de outros métodos, o que até então havia funcionado perfeitamente. Minha menstruação sempre foi certinha e eu tinha o perfeito controle do meu ciclo (pelo menos era o que eu pensava). Mas, em novembro de 2022, alguma coisa mudou. Minha menstruação simplesmente não veio. Motivo: havia um bebê a caminho.

Gestação com poucos sintomas

Eu sempre tive um estômago sensível. Era comum me sentir mal após comer determinados alimentos, enjoar muito em viagens e não ter muito apetite. Por isso, o meu maior medo durante uma gestação era passar mal e não conseguir me alimentar nos primeiros 3 meses.

Mas foi aí que me surpreendi mais uma vez. O primeiro trimestre de gravidez foi extremamente tranquilo. Não senti enjoo ou mal-estar, não tive vômitos e não me senti indisposta ou sem energia. 

Os únicos sintomas físicos foram seios mais volumosos e sensíveis, o intestino mais lento, alguns episódios de dor de cabeça e mais dificuldade de acordar pela manhã. Por outro lado, o meu sono ficou mais profundo e gostoso, o meu apetite aumentou e eu não me sentia mal ao ingerir nenhum alimento. Achei isso maravilhoso!

Emocionalmente, apesar de ficar mais sensível e com mudanças de humor repentinas, o que mais me chamou a atenção foi uma sensação de paz que invadiu o meu corpo e a minha mente. 

Acredito que toda a energia positiva e as boas intenções que recebemos quando anunciamos a gestação, refletem nesse sentimento maravilhoso que até me faltam palavras para explicar. É simplesmente uma avalanche de gratidão, de felicidade e do mais puro amor que pode existir.

Mantendo a rotina

Quando você já tem hábitos saudáveis, como no meu caso, os cuidados com a gestação não são muito diferentes do que você faz normalmente. Logo, eu mantive a minha alimentação saudável, a minha rotina de treinos (com liberação médica, é claro), boas noites de sono, momentos de atenção plena para o cuidado com a mente, entre outras práticas.

O que mudou agora? Dedico um tempinho a mais no meu dia para esticar as pernas e conversar com o meu bebê, estou fazendo uma suplementação específica para gestantes (graças ao Be Generous) e buscando informações que me ajudem na preparação para o que ainda está por vir (próximos 2 trimestres de gestação, parto, puerpério e primeiros cuidados com o pequeno).

Pelo que passei até aqui, acredito muito que um estilo de vida saudável vale a pena. Não apenas para se preparar para a gravidez, mas também para viver essa fase com mais leveza e clareza daquilo que realmente importa: a sua saúde e a saúde do seu pequeno.

Não há nada melhor do que sair de um exame de ultrassom com a certeza de que você e o seu bebê estão bem e de que ele está crescendo forte, saudável e perfeito a cada dia que passa.

Continua…