Imagem de uma mãe, que teve cuidados especiais na gestação, com a filha nos braços. Ela está erguendo ela, como se fosse um aviãozinho. Ambas estão sorrindo.

Cuidados especiais na gestação: um relato de amor sobre uma bebê apressadinha

Ter um filho é um dos momentos mais transformadores da vida de qualquer casal. Por isso, a Jordani e o Davi resolveram compartilhar com a gente a chegada da pequena Anna Júlia, que, para eles, foi uma mistura de surpresa, emoção e alguns cuidados especiais. 

Desde o início ela se mostrou apressadinha. O positivo veio antes mesmo dos papais pararem de se prevenir e, no meio da gestação, ela já dava sinais de que viria ao mundo antes da hora. Essa pressa toda fez com que gravidez de Jordani exigisse ainda mais atenção, especialmente com o peso, a prática de exercícios e o monitoramento da glicose. 

Para saber tudo sobre essa jornada incrível, continue a leitura. Esse relato é uma verdadeira inspiração para todas as mamães confiarem no seu corpo e na força desse momento tão especial.

O sonho de ser mãe e a surpresa da gravidez

Juntos há 13 anos, Jordani e Davi sempre sonharam em ser pais. Mas, assim como muitos casais, acabaram adiando essa decisão por medo de não estarem prontos para essa jornada. 

Em novembro de 2022, a meta da Jordani era retirar o DIU (Dispositivo Intrauterino), método anticoncepcional escolhido pelo casal, e iniciar as tentativas para engravidar. Quando chegou a data prevista, no entanto, consideraram que ainda não estava na hora.

“Porém, acho que Deus e a Anna tinham outros planos para nós, porque, em dezembro, mesmo ainda usando o DIU, eu acabei engravidando”, conta Jordani.

A descoberta e a emoção do positivo

“Na primeira semana de 2023, resolvi fazer um teste de farmácia, só por desencargo de consciência, como já tinha feito tantas outras vezes. Só que dessa vez foi diferente: o resultado foi positivo! 

Nunca tinha acontecido antes. Então, peguei a caixa para conferir de novo e comecei a chamar meu marido. Ficamos num misto de choro e risadas, porque naquele momento entendemos que a hora tinha chegado. 

Eu já estava de 4 semanas, e o papai já dizia que seria uma menina. Fizemos o teste de sexagem fetal e, com 9 semanas, descobrimos que a Anna Júlia, que quase foi Donatela (risos), estava a caminho”, relata Jordani.

A gestação, seus desafios e descobertas

Cada gravidez é única. Cada corpo reage de uma forma e, por isso, ao gestar, cada mulher tem seus próprios desafios e descobertas. Com a Jordani, não foi diferente.

 

Sintomas

“Tive poucos dos sintomas clássicos da gestação, mas o enjoo matinal foi o que mais marcou presença. A água com gás e limão foi minha companheira durante toda a gravidez e funcionou superbem! Apesar disso, nunca cheguei a passar mal por causa dos enjoos, só me sentia estranha mesmo”, explica.

 

Atenção ao ganho de peso

Quando engravidou, Jordani estava acima do peso. Por isso, foi orientada pela médica que  a acompanhou sobre a necessidade de controlar esse importante indicador. O primeiro passo foi mudar a alimentação e, na sequência, buscar o apoio de fisioterapeutas para ajudar na mobilidade.

“No segundo trimestre, comecei a ser acompanhada por fisioterapeutas incríveis, que me ajudaram muito com a minha movimentação e bem-estar. Consegui trabalhar até cerca de 34 semanas, mesmo com a barriga já bem pesada e sentindo um pouco de dificuldade para me locomover”, comenta.

O ganho de peso adequado durante a gestação traz benefícios para a mãe e o bebê. A gravidez se torna mais saudável, com menor risco de hipertensão, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, e a recuperação do peso após o parto tende a ser mais rápida. Já para os pequenos, esse fator favorece o nascimento de bebês com peso adequado para a idade gestacional, que crescerão com menor risco de desenvolverem doenças crônicas ao longo da vida, como as cardiovasculares, obesidade e diabetes.

 

A importância do monitoramento da glicose

Com 32 semanas, depois de alguns exames de sangue, a médica da Jordani pediu para iniciar o monitoramento da glicose com aparelho, pois ela não poderia ter picos altos devido ao risco de desenvolver uma pré-diabetes.

“Consegui controlar bem e, felizmente, não tive nenhum problema. Fui muito bem acompanhada e acredito que isso fez toda a diferença para que eu não desenvolvesse diabetes gestacional”, comemora.

Devido a algumas mudanças no metabolismo da mãe, a diabetes gestacional pode acometer qualquer gestante, mesmo as mulheres que nunca apresentaram alterações em seus exames antes. Por isso, é muito importante que todas façam o teste de tolerância à glicose durante o pré-natal, pois grande parte não apresenta sintomas. O tratamento adequado e no tempo certo traz benefícios para a mãe e o bebê, durante a gestação e também ao longo da vida.

 

Uma bebê apressadinha

“Desde cedo, tive muitas contrações de treinamento, mas com 21 semanas passava o dia inteiro com várias delas. À noite, elas começaram a parecer com uma cólica muito forte, ainda que não estivessem tão ritmadas.

Meu marido me levou à maternidade de emergência e, lá, a médica de plantão informou que eu já estava sem o tampão e com 1cm de dilatação. Fiquei bem assustada na hora, e passei aquela noite em observação, para ver se a Anna acabaria entrando em trabalho de parto. Felizmente, no dia seguinte, tudo se manteve estável. Comecei o tratamento com progesterona e segui até as 36 semanas, mesmo com o colo já dilatado”, conta Jordani.

Suplementação na gravidez: um ato de amor silencioso

Assim que descobriu a gravidez, Jordani conversou com a sua médica e começou a suplementação com o Polivitamínico do Futuro e o Ômega-3 Genial, suplementos do projeto Be Generous.

Para quem ainda não conhece, o projeto Be Generous é uma iniciativa do Essentia Group que tem como propósito oferecer suplementação pré-natal a gestantes em situação de maior necessidade nutricional e que precisam de doações. Por meio dessa ação, polivitamínicos e ômega-3 são entregues desde o início até o final da gestação, contribuindo para o desenvolvimento saudável de muitas crianças.

Como forma de agradecimento, encorajamento e inspiração para outras mulheres, Jordani deixou um recado especial para as futuras mamães, falando sobre a importância da suplementação na gravidez.

Um recado especial para as futuras mamães

“Oi, mamães! Durante a minha própria jornada, percebi o quanto é maravilhoso cuidar do nosso corpo e dar ao bebê tudo o que ele precisa para crescer saudável. É como um ato de amor silencioso que fazemos todos os dias, garantindo que estamos nutrindo nosso bebê com o melhor. 

Cada vitamina, cada nutriente que ingerimos faz diferença, não só para o desenvolvimento dos nossos pequenos, mas também para o nosso bem-estar. Nos sentimos mais fortes, mais preparadas e seguras de que estamos fazendo o nosso melhor por essa nova vida que estamos trazendo ao mundo. 

Sei que às vezes pode ser desafiador, mas saibam que cada gesto de cuidado é um presente para vocês e para o bebê. A suplementação é uma parte essencial desse processo, e faz toda a diferença na nossa saúde e na do nosso maior amor! Cuidem-se com carinho, porque esse é o melhor presente que podemos dar a nós mesmas e a eles”.

Você também se emocionou com o relato da Jordani? Aproveite para conferir outros depoimentos cheios de amor das mamães de bebês Be Generous.