Gestante com cápsula de ômega-3 em uma mão e embalagem do suplemento em outra, representando a chegada do projeto Be Generous em Ji-Paraná.

Como o amor pela nutrição levou o Be Generous a Ji-Paraná

Uma jornada guiada pelo desejo de fazer o bem e transformar vidas. A trajetória da nutricionista Thamara Tomazzi e o seu amor pela área materno-infantil não poderiam estar mais alinhados ao propósito do projeto Be Generous.

Com brilho nos olhos e um sorriso largo, ela nos concedeu uma entrevista mais do que especial, relatando como o projeto Be Generous chegou a cidade de Ji-Paraná, em Rondônia, seus primeiros resultados e o impacto na vida das mamães e dos bebês atendidos.

Preparado para se emocionar com a gente? Acompanhe o texto até o final.

 

Uma profissional apaixonada pela nutrição materno-infantil

Nutricionista há 14 anos, Thamara se apaixonou pela nutrição materno-infantil após se tornar mãe e tia. Concursada pela Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, seu primeiro contato foi com crianças autistas, atendidas pelo Centro Especializado em Reabilitação – CER.

Logo no início, Thamara sentiu a necessidade de se capacitar e buscar mais conhecimento sobre a alimentação e suplementação para autistas. Foi quando surgiu a oportunidade de ir para São Paulo realizar um curso na área, momento em que teve também seu primeiro contato com a Essential Nutrition

“Quando eu retornei para Ji-Paraná, entrei em contato com a distribuidora que eu trabalhava e falei que queria os produtos da marca, porque tinha ômega-3 e vários suplementos que poderiam trazer benefícios para nossas crianças”, explica Thamara.

Uma vez que o município está distante de grandes centros, nem sempre a logística para a chegada dos produtos é fácil. Mas, mesmo sem saber ainda, Thamara já estava plantando uma sementinha para algo muito maior que viria um tempo depois.

Há 4 anos, além de atender crianças autistas, a nutricionista também dedica suas manhãs ao Centro de Referência Materno Infantil – CREAMI, atendendo gestantes e crianças de alto risco e de baixa renda.

 

O Be Generous em Ji-Paraná

No início de 2020, Thamara tomou conhecimento sobre o Be Generous por meio das redes sociais. Logo no primeiro momento, ficou encantada com o projeto e entrou em contato para saber como o CREAMI poderia participar e beneficiar as mamães e os bebês atendidos.

“Quando eu vi aquilo, eu pensei ‘meu Deus, como eu faço para ter isso?’ Fiquei doida”, diz Thamara entre risos.

Por envolver muitas frentes, o processo foi um tanto desafiador. Mas não o suficiente para fazer a nutricionista desistir de levar o projeto até Ji-Paraná. Foi assim que, no final de 2021, o Be Generous chegou ao município, seguido da primeira remessa de suplementos para distribuição entre as gestantes, entregues em janeiro de 2022.

“Foi uma alegria muito grande, porque as gestantes realmente necessitam muito. E o projeto é tão lindo, tão perfeito. Não é aquela coisa aleatória que entrega apenas um kit. Ele contempla a gestação toda”, enfatiza.

Vale destacar, que os suplementos entregues às gestantes foram desenvolvidos exclusivamente para o projeto Be Generous. Ou seja, não é possível comprar o Polivitamínico do Futuro e o Ômega-3 TG Genial. Eles são exclusivos para doação e contêm tudo que as mamães e os bebês precisam para uma gravidez saudável.

 

Perfil das gestantes atendidas

Ji-Paraná é um município de Rondônia, localizado a pouco mais de 370 km da capital Porto Velho. Segundo dados do IBGE, sua população é estimada em 130 mil habitantes e a mortalidade infantil é de 11,25 óbitos para cada mil nascidos vivos, abaixo da média do estado que apresenta a 2ª maior taxa do país, com 18,8 mortes para cada mil nascidos vivos (dados de 2019).

Das gestantes atendidas pelo CREAMI, 90% são carentes e todas apresentam alguma comorbidade que pode colocar a sua vida ou a do bebê em risco. Diabetes gestacional, hipertensão, obesidade, sobrepeso, hipotireoidismo, glicemia alterada, histórico de pré-eclâmpsia e outros problemas de saúde estão entre os mais diagnosticados.

“Eu acredito muito no poder da nutrição e da suplementação, mesmo que seja no último trimestre da gestação. É um grande diferencial para esses bebês. Cada gestante que consegue chegar ao final da gestação sem fazer uso de insulina, ter seu bebê aqui em Ji-Paraná com segurança, sem ir para Porto Velho e sem usar um leito de UTI é uma conquista”, relata Thamara.

 

Os primeiros resultados

“Eu quero a vitamina que vocês distribuem aqui”. Essa é a reação das gestantes, descrita pela nutricionista.

A adesão ao projeto Be Generous surpreendeu de forma positiva. As futuras mamães já entendem a importância da suplementação para o desenvolvimento dos seus bebês e solicitam o polivitamínico e o ômega-3.

“É unânime! Todo mundo quer o polivitamínico nas Unidades Básicas de Saúde do nosso município”, explica Thamara. “Eu estou muito feliz e me sentindo realizada em fazer parte e disponibilizar um pouco de tudo isso para as gestantes com as quais eu trabalho”, acrescenta.

Até março de 2022, 48 gestantes já haviam sido contempladas pelo projeto.

 

Impacto do Be Generous na vida das mamães e bebês

Além dos resultados clínicos, o projeto Be Generous tem um impacto social. Segundo a nutricionista, “ele vem para somar”.  Muitas gestantes precisam escolher entre fazer um exame ou comprar um alimento para o seu bem-estar, como uma aveia ou uma linhaça.

“O maior impacto do Be Generous é oferecer nutrientes essenciais para gestantes que não teriam nenhuma condição financeira de comprar. Assim, ela não precisa usar o recurso que seria utilizado para um exame laboratorial ou para a própria alimentação para a compra de suplementos”, ressalta Thamara.

“Nós tentamos ajudar de todas as formas. Então, quando o projeto veio para complementar o suporte nutricional, pois muita gente não consegue manter uma alimentação com vegetais todos os dias, foi muito gratificante. A equipe toda está feliz”, finaliza.

 

Sobre o Be Generous

Be Generous é um projeto social, idealizado pelo Essentia Group, que doa ômega-3 e polivitamínico para a suplementação pré-natal de gestantes com maior necessidade nutricional, financeira, a partir do primeiro trimestre da gravidez.

Em 2021, o projeto atingiu a marca de 2 milhões de cápsulas doadas, chegando a gestantes de diversos estados, como Ceará, Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba, Acre e Rondônia. 

Cada vez que uma pessoa escolhe comprar os produtos Essentia Group, está contribuindo para a doação dos suplementos para as próximas gerações. As doações acontecem durante todo o atendimento pré-natal, sempre acompanhadas por um profissional da saúde, como a nutricionista Thamara, e distribuídas por prefeituras, instituições e ONGs cadastradas no projeto. 

Para nós, tudo isso tem um grande significado, pois representa a força que temos quando nos unimos por um objetivo maior: fazer o bem! Afinal, “quando os nossos corações se unem, o amor se multiplica”.