Gestante com cápsula de ômega-3 em uma mão e embalagem do suplemento em outra, representando a chegada do projeto Be Generous em Ji-Paraná.

Como o amor pela nutrição levou o Be Generous a Ji-Paraná

Uma jornada guiada pelo desejo de transformar vidas pela nutrição. A trajetória da nutricionista Thamara Tomazzi e o seu amor pela área materno-infantil não poderiam estar mais alinhados ao propósito do projeto Be Generous.

Com brilho nos olhos e um sorriso largo, ela nos concedeu uma entrevista mais do que especial, relatando como o projeto Be Generous chegou a cidade de Ji-Paraná, em Rondônia, seus primeiros resultados e o impacto na vida das mamães e dos bebês atendidos. Preparado para se emocionar com a gente? Acompanhe o texto até o final.

Uma profissional apaixonada pela nutrição materno-infantil

Nutricionista há 14 anos, Thamara se apaixonou pela nutrição materno-infantil após se tornar mãe e tia. Concursada pela Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, seu primeiro contato foi com crianças autistas, atendidas pelo Centro Especializado em Reabilitação – CER.

Logo no início, Thamara sentiu a necessidade de se capacitar e buscar mais conhecimento sobre a alimentação e a suplementação para autistas. Foi quando surgiu a oportunidade de ir para São Paulo realizar um curso na área, momento em que teve também seu primeiro contato com a Essential Nutrition.

“Quando eu retornei para Ji-Paraná, entrei em contato com a distribuidora que eu trabalhava e falei que queria os produtos da marca, porque tinha ômega-3 e vários suplementos que poderiam trazer benefícios para nossas crianças”, explica Thamara.

Uma vez que o município está distante de grandes centros, nem sempre a logística para a chegada dos produtos é fácil. Mas, mesmo sem saber ainda, Thamara já estava plantando uma sementinha para algo muito maior que viria um tempo depois.

O Be Generous em Ji-Paraná

No início de 2020, Thamara tomou conhecimento sobre o Be Generous por meio das redes sociais. Logo no primeiro momento, ficou encantada com o projeto e entrou em contato para saber como o CREAMI poderia participar e beneficiar as mamães e os bebês atendidos.

“Quando eu vi aquilo, eu pensei ‘meu Deus, como eu faço para ter isso?’ Fiquei doida”, diz Thamara entre risos.

Thamara entrou em contato com o projeto e, após uma entrevista e a formalização da parceria, o Be Generous chegou ao município no fim de 2021. A primeira remessa de suplementos para distribuição entre as gestantes foi entregue em janeiro de 2022.

“Foi uma alegria muito grande porque as gestantes realmente necessitam muito. E o projeto é tão lindo, tão perfeito. Não é aquela coisa aleatória que entrega apenas um kit. Ele contempla a gestação toda”, enfatiza.
Vale destacar que os suplementos entregues às gestantes foram desenvolvidos exclusivamente para o projeto Be Generous. Ou seja, não é possível comprar o Polivitamínico do Futuro e o Ômega-3 TG Genial. Eles são exclusivos para doação e contêm nutrientes que as mamães e os bebês precisam para uma gravidez saudável.

Perfil das gestantes atendidas

Ji-Paraná é um município de Rondônia, localizado a pouco mais de 370 km da capital Porto Velho. Segundo dados do IBGE, sua população é estimada em 130 mil habitantes.

Das gestantes atendidas pelo CREAMI, 90% são carentes e todas apresentam alguma comorbidade que pode colocar a sua vida ou a do bebê em risco. Diabetes gestacional, hipertensão, obesidade, sobrepeso, hipotireoidismo, glicemia alterada e histórico de pré-eclâmpsia estão entre as mais diagnosticadas.

A reação das futuras mamães

A adesão ao projeto Be Generous surpreendeu de forma positiva. As futuras mamães já entendem a importância da suplementação para o desenvolvimento dos seus bebês e solicitam o polivitamínico e o ômega-3.

Como exemplo, a nutricionista cita as assistidas Maria da Liberdade Marques de Souza e Auderlandia da Cruz Sabino. Elas relatam que o polivitamínico às ajudou a superar a fase de náuseas, no início da gestação, mantendo o apetite.

Outra gestante atendida, Francisca Adriana Araújo da Silva, complementa que, além de abrir o apetite, as vitaminas lhe dão mais disposição e energia, o que faz com que às continue tomando diariamente.

“É unânime! Todo mundo quer o polivitamínico nas Unidades Básicas de Saúde do nosso município”, explica Thamara. “Eu estou muito feliz e me sentindo realizada em fazer parte e disponibilizar um pouco de tudo isso para as gestantes com as quais eu trabalho”, acrescenta.

Até março de 2023, 464 kits (cada kit atende a três meses de gestação) já foram doados pelo projeto. Nacionalmente, o Be Generous atinge 36 cidades através de 65 profissionais cadastrados, como Thamara.

A importância de uma gestação bem nutrida: caso clínico

Entre os diversos casos clínicos beneficiados, Thamara compartilhou o atendimento a uma gestante que chegou ao CREAMI com diagnóstico de anemia moderada e desnutrição, mesmo após o uso de medicação para o tratamento dessas condições.

Entre os sintomas relatados pela mamãe estavam cansaço, indisposição e sonolência. Além disso, o bebê apresentava baixo peso para a idade gestacional (tempo de gravidez contado em semanas a partir do primeiro dia da última menstruação).

Durante a consulta, a nutricionista passou orientações para o ajuste na alimentação da gestante, por meio da inclusão de alimentos fontes de ferro associados à vitamina C. Ainda, entregou os suplementos Polivitamínico do Futuro e o Ômega-3 TG Genial, ambos disponibilizados gratuitamente por meio do projeto Be Generous, para que a mamãe pudesse fazer o aporte necessário de nutrientes para ela e o bebê.

Na consulta de retorno, o resultado foi surpreendente. A gestante relatou melhora nos sintomas de indisposição e sonolência e um ganho de peso de 3kg, além do controle de peso do pequeno, identificado após a realização de ultrassom.

Para Thamara, a combinação entre as orientações e a suplementação foi fundamental para proporcionar mais qualidade de vida e saúde para a mãe e o pequeno.

Impacto do Be Generous na vida das mamães e bebês

Além dos resultados clínicos, o projeto Be Generous tem um impacto social. Segundo a nutricionista, “ele vem para somar”. Muitas gestantes precisam escolher entre fazer um exame ou comprar um alimento para o seu bem-estar, como uma aveia ou uma linhaça.

“Eu acredito muito no poder da nutrição e da suplementação, mesmo que seja no último trimestre da gestação. É um grande diferencial para esses bebês. Cada gestante que consegue chegar ao final da gestação sem fazer uso de insulina e ter seu bebê aqui em Ji-Paraná com segurança, sem ir para Porto Velho e sem usar um leito de UTI, é uma conquista”, relata Thamara.

“Nós tentamos ajudar de todas as formas. Então, quando o projeto veio para complementar o suporte nutricional, foi muito gratificante. A equipe toda está feliz”, finaliza Thamara.

Sobre o Be Generous

Be Generous é um projeto social, idealizado pelo Essentia Group, que doa ômega-3 e polivitamínico para a suplementação pré-natal de gestantes com maior necessidade nutricional e financeira, a partir do primeiro trimestre da gravidez.

O projeto já ultrapassou a marca de 2 milhões de cápsulas doadas, chegando a gestantes de diversos estados, como Ceará, Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba, Acre e Rondônia.

Cada vez que uma pessoa escolhe comprar os produtos Essentia Group, está contribuindo para a doação dos suplementos para as próximas gerações. As doações acontecem durante todo o atendimento pré-natal, sempre acompanhadas por um profissional da saúde, como a nutricionista Thamara, e são distribuídas por prefeituras, instituições e ONGs cadastradas no projeto.

Para nós, tudo isso tem um significado ainda maior. Be Generous não é só ômega-3, vitaminas ou minerais. Be Generous é o amor em ação! Os suplementos protegem, auxiliam no desenvolvimento e no aprendizado, mas o que ressoa é o amor. Um impulso sagrado que se expande e que faz parte da evolução da consciência, poderoso o suficiente para transformar a nossa existência. Be Generous é a concretização do nosso sonho.

Quer saber mais sobre o projeto? Entre em contato com a equipe do Be Generous.