“Haux, haux”. É assim que começa e termina uma fala entre o povo Huni Kuin. Uma expressão de saudação, gratidão e conexão. E é também com esse espírito que a história de Txima Inani Bake se entrelaça à do Be Generous em um relato sobre maternidade, saúde e amor. Confira!
Um sonho que veio de presente
Txima Inani Bake vive na aldeia Arco-Íris, no município de Jordão, no estado do Acre, com o marido Alex Shane e os quatro filhos: Alexia Pãteani, Camila Pãteani, Asenate Ayani e o pequeno Arlis Siã, de apenas seis meses. Pertencente ao povo Huni Kuin, ela conta que a chegada do caçula foi um presente especial.
“Não foi planejado, mas eu queria ter um filho homem e meu esposo também. Minha última filha estava com 3 anos, eu estava fazendo faculdade, e aconteceu. A gente diz que foi Yuxibu que deu pra gente”, lembra Txima, com um sorriso.
Yuxibu, na cultura Huni Kuin, designa seres-espírito ou forças vivas ancestrais que marcam a origem, a vida, a natureza e as relações de interdependência entre os seres humanos, os animais, as plantas e o mundo invisível.
A descoberta da gravidez do tão esperado menino
Depois de três meninas, o nascimento de um menino era a realização de um sonho. Txima conta que, inspirada por saberes tradicionais, ela recebeu da mãe uma “medicina” para ter um filho homem e funcionou.
“Quando o exame confirmou o sexo, eu dei um pulo de tanta alegria! Eu e meu marido queríamos muito. A primeira coisa que fiz foi tirar uma foto e mandar pra ele. Foi uma festa na aldeia”, recorda.
Uma gestação tranquila e cheia de energia
Diferente das gestações anteriores, a gravidez de Arlis foi leve e saudável. “Na gestação do menino, eu não tive nada. Não senti enjoo, não tive nenhum problema. Foi uma gravidez bem saudável”, afirma.
Quando descobriu que estava grávida, Txima estudava em Cruzeiro do Sul. Ao retornar a Jordão, já com cinco meses de gestação, conheceu a Dra. Marcela Thiemi, um encontro que mudaria o rumo da sua jornada materna.
A suplementação por meio do projeto Be Generous
Foi durante a consulta com a Dra. Marcela que Txima teve seu primeiro contato com o projeto Be Generous e soube mais sobre a importância da suplementação na gravidez, tanto para a saúde da mãe quanto para o bebê.
“A Dra. Marcela me falou da vitamina, que era algo muito bom para gestante, e que tudo daria certo dessa vez, pois ela viu meu histórico das gestações anteriores e os problemas que eu tive”, explica.
Logo nos primeiros dias após iniciar a suplementação, Txima percebeu diferença ao sentir mais disposição, energia e bem-estar. “Eu me sentia muito forte. Fazia meu trabalho e nem parecia que estava grávida. Só a barriga mesmo”, conta, rindo.
O nascimento de Arlis Siã
O parto de Arlis foi rápido e tranquilo, assim como o de suas irmãs. Todos os partos de Txima foram normais e ela sempre teve o acompanhamento da mãe, que é parteira na aldeia. “Foi uma alegria imensa ver ele pela primeira vez, pois meu sonho de mãe havia sido realizado”, conta.
O nascimento de Arlis simbolizou mais do que o fim de um ciclo. Foi também a celebração da força feminina e da sabedoria ancestral aliadas ao cuidado moderno, representado pelo acompanhamento médico e pela suplementação adequada.
Mensagem da Txima para outras mães
Com a serenidade de quem viveu quatro maternidades e guarda os saberes do seu povo, Txima deixa um recado cheio de carinho e sabedoria para mamães e/ou futuras mamães:
“Todas as gestantes precisam fazer o pré-natal, porque a gente se previne e garante que o nosso bebê esteja bem. Isso também ajuda na preparação para o parto, para saber se pode ser em casa ou no hospital. O melhor é prevenir e cuidar”, salienta.
E aproveita para compartilhar também um pouco da tradição Huni Kuin. “Para quem está tentando ter um menino, queria dizer que tem uma medicina própria do nosso povo. E nós estamos aqui para ajudar”.
“Haux, haux”: um símbolo de gratidão
Em sua língua, “haux, haux” expressa saudação e agradecimento, um ciclo que começa e termina com respeito e amor. É também a forma com que Txima encerra sua fala, grata pela saúde do pequeno Arlis e por ter vivido uma gestação tranquila, fortalecida pelo cuidado e pelo apoio do Be Generous.
Haux, haux, Txima. Que sua história continue inspirando outras mães a viverem a maternidade com saúde, sabedoria e amor.
Sobre o projeto Be Generous
O projeto Be Generous é uma iniciativa do Essentia Group que tem como propósito oferecer suplementação pré-natal a gestantes em situação de maior necessidade nutricional e que precisam de doações. Por meio dessa ação, polivitamínicos e ômega-3 são entregues desde o início até o final da gestação, contribuindo para o desenvolvimento saudável de muitas crianças.
Para saber mais sobre o projeto, siga o Be Generous no Instagram.