Imagem fechada do Polivitamínico do Futuro, um dos suplementos do projeto Be Generous enviado para Uruguaiana. Ele está na mão esquerda de uma gestante. A imagem está fechada na mão para mostrar o suplemento. É possível ver uma pequena parte da barriga da gestante que,na outra mão, segura uma imagem de ultrassom.

Gestantes de alto risco são beneficiadas pelo projeto Be Generous em Uruguaiana

“Quando uma mãe chega até nós, o bebê passa a ser nosso”. A fala acolhedora é da nutricionista Daiane de Aquino da Silva e revela o compromisso e a responsabilidade que a equipe de profissionais do Ambulatório de Gestação de Alto Risco de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, tem com as gestantes que atendem e os seus pequenos.

De forma muito gentil e simpática, Daiane nos concedeu uma entrevista para contar um pouco sobre a sua atuação profissional, como o projeto Be Generous chegou até a cidade e o que significa ter essa suplementação disponível para as futuras mamães e seus bebês. Acompanhe com a gente!

Um olhar especial para as gestantes de alto risco

Formada há 6 anos, Daiane sempre atuou na área de saúde pública. Mas, nos últimos 3 anos, um desafio mais do que especial passou a fazer parte dos seus dias: atender gestantes de alto risco.

“No início, eram mais ou menos 40 gestantes atendidas. Hoje, são mais de 240 gestantes ativas e 60 puérperas”, explica Daiane. “Elas vêm de todos os bairros da cidade, por meio das unidades de saúde, e encontram aqui uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta”, complementa. 

A parceria entre a equipe é tão intensa que o projeto Be Generous chegou até a Daiane por meio de uma colega de trabalho, a enfermeira Emanuele. “Ela chegou com um folheto do projeto, me apresentou e nós resolvemos inscrever o ambulatório para receber a suplementação”, diz Daiane.

O Be Generous em Uruguaiana

Desde o contato com o Essentia Group, quase 1 ano se passou e muitos kits já foram distribuídos. Daiane explica que no começo foi tudo novo e ela só pensava: “vamos suplementar as nossas gestantes com a melhor suplementação possível, algo que elas nunca teriam condições de comprar”.

E complementa, “é uma suplementação rica e completa, que não seria acessível se não fosse pelo projeto. O que a gente teve naquele momento, ao receber os primeiros kit’s, foi incrível”.

Antes de serem contemplados pelo projeto, Daiane explica que fazia o possível para conseguir amostras grátis de suplementos e disponibilizar para as gestantes atendidas. “O que a gente tinha disponível era pouco. O que temos hoje, por meio do Be Generous, pode fazer maravilhas aos nossos bebês e às nossas gestantes”.

As gestantes atendidas pelo projeto

Todas as gestantes que chegam até a Daiane estão passando por uma gestação de risco. “São gestantes adolescentes e/ou que apresentam condições como diabetes gestacional, hipertensão, hipertireoidismo, anemia, baixo peso por desnutrição, obesidade ou que tiveram perdas gestacionais anteriores”, ressalta.

Ainda, são mulheres que costumam apresentar baixa escolaridade e carência financeira, o que não permite, muitas vezes, uma alimentação adequada e o entendimento sobre a importância de uma gestação bem nutrida.

“Algumas gestantes comem apenas café com bolacha, porque é o que elas têm acesso. Imagine a deficiência de nutrientes que essa criança tem? Com o Be Generous, a gente dá uma condição melhor para elas se desenvolverem como uma criança deve se desenvolver”, explica a nutricionista.

Por isso, Daiane faz questão de falar com essas gestantes sobre a importância de fazer o uso correto da suplementação do projeto Be Generous. “Eu tenho um termo de responsabilidade que peço para elas assinarem e se comprometerem a tomar os suplementos corretamente. Elas ficam muito felizes e sempre falo que é o melhor para o nosso bebê. A aceitação é 100%”, comenta.

Galeria de troféus

 

Galeria com três imagens diferentes, sendo a primeira da nutricionista Daiane com uma gestante atendida pelo projeto Be Generous em Uruguaiana; a segunda a Daiane com um bebê Be Generous no colo; e a terceira dos suplementos Be Generous recebidos.

 

Após a gestação, as mamães sempre retornam ao ambulatório para mostrar seus bebês. “É uma festa”, relata Daiane. “Toda a equipe faz fotos com eles e é uma grande alegria”, complementa.

Daiane não apenas faz o seu registro com os pequenos, como também disponibiliza em seu Instagram um destaque intitulado “Bebês de Alto Risco”, que chama carinhosamente de “Galeria de Troféus”. Isso, porque a nutricionista considera que todos os bebês que nascem saudáveis, após passar por uma gestação de alto risco, são considerados verdadeiras vitórias e merecem ser comemorados. 

“Tenho uma gratidão imensa pelo projeto Be Generous e pelo quanto ele transforma a vida das pessoas. Sou muito grata mesmo por poder fornecer essa suplementação para as minhas gestantes. Elas não teriam condições de receber isso se não fosse pelo projeto”, finaliza a nutricionista.

Sobre o Be Generous

Idealizado pelo Essentia Group, Be Generous é uma ação de amor. O projeto social doa ômega-3 e polivitamínico para suplementação de gestantes a partir do primeiro trimestre, que apresentam maior necessidade nutricional e financeira.

Já são mais de 5 milhões de cápsulas doadas, para 20 estados e 76 cidades diferentes. E para que essas doações continuem acontecendo, é muito simples. Cada vez que uma pessoa escolhe os produtos do Essentia Group, contribui automaticamente para a doação dos suplementos do projeto Be Generous para as futuras gerações.

As doações são realizadas sempre durante os atendimentos de pré-natal e acompanhadas por um profissional da saúde, como a nutricionista Daiane. A distribuição é feita por prescritores, prefeituras, instituições e ONG’s cadastradas no projeto.

Para saber mais sobre o Be Generous, ler lindos relatos de mamães suplementadas e receber informações sobre nutrição e saúde, siga o projeto no Instagram.